Dentro de 1 semana comemoraremos mais uma data histórica da Luta de Libertação Nacional, o 4 de Fevereiro.
Vergamos a nossa homenagem aos valentes Nacionalistas que na altura, numa relação de forças desproporcional, ousaram levantar corajosamente a sua indignação contra a injustiça, a repressão, em suma, contra a dominação colonial. O nosso respeito por todos os participantes e organizadores do levantamento, destacando nomes como (Cónego) Manuel Joaquim Mendes das Neves, Paiva Domingos da Silva e Imperial Santana, entre outros.
Nós, JOVENS de hoje queremos honrar a nossa história e os nossos heróis, mas queremos fazê-lo em nome da verdade histórica.
Durante muito tempo o discurso oficial ( do MPLA ), apresentou o 4 de Fevereiro como a data de início da sua luta armada.
Alguns estudiosos e historiadores, entre eles, Carlos Pacheco (em Repensar Angola), baseados em dados de investigação por eles realizada, chegaram à triste conclusão, que aquela versão era uma falsificação da história da luta de libertação de Angola.
Até agora não conhecemos qualquer posição oficial ( por parte do MPLA ) apoiada em dados sustentáveis, que venha recolocar a verdade. Afinal onde estará a verdade?
Convidamos todos os jovens angolanos a reflectirmos em conjunto sobre esta importante questão da nossa história.
Apelamos à FRENTE (FpD), aos restantes partidos políticos angolanos (principalmente a FNLA e o MPLA), à sociedade civil angolana, aos estudiosos e memórias ainda vivas da nossa história a utilizarmos este período para reflectirmos sem animosidades nem paixões perversas sobre esta data.
Honremos a nossa história e os nossos heróis respeitando a verdade.
Em FRENTE e com Verdade
(Este é um texto de um grupo de jovens anónimos, muito interessante, que leitores deste blog enviaram para publicação. Continuem assim a contribuir com textos e reflexões, este espaço é para fazermos a FRENTE).
quarta-feira, janeiro 30, 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Em Frente e com Verdade,
Recomendo um outro livro de nosso amigo e mais velho Carlos Pacheco, o ilustre historiador angolano, titulado:
MPLA - Um Nascimento Polémico (as falsificações da história)
ISBN: 9789726995388
aprecio o questionamento,a irreverência (uma condição essencial do espírito jovem)a procura da verdade. este espaço serve sim para fazer FRENTE e ir em FRENTE.
antónio kapuete (nas Cambambas, periferia periférica de Luanda)
a propósito, ajudem-nos a ir em FRENTE, vejam o fpdnoparlamento.blogspot.com
antónio kapuete (cambambas, pp de Luanda)
Enviar um comentário