sábado, janeiro 26, 2008

WILLIAM TONET E A LIBERDADE DE IMPRENSA

Há cerca de uma semana foi difundida uma carta anónima que teve como visado William Tonet, tendo sido ameaçado de morte se continuasse com os seus trabalhos jornalísticos sobre Miala e altas patentes das Forças Armadas Angolanas.

Há muito sabíamos que o nosso país não é democrático; há muito sabíamos que algumas altas patentes das FAA não aceitam de bom grado a democracia. Mas o que não sabíamos é que tais altas patentes são capazes, ainda hoje, de tão grande desnível, desnorte e desorientação.

William Tonet, para quem não sabe, é simplesmente um dos pioneiros, a par de Ricardo de Mello, do jornalismo livre que hoje se nota em Angola, apesar da relutância em ser aceite pelo partido do governo.

Quer queiramos, quer não, quer se goste ou não, WT é um símbolo do jornalismo em Angola. Mantém-se coerente ao longo de todos estes anos com o caminho que traçou. Não será certamente um homem livre de defeitos, como qualquer um de nós, mas é um cidadão cujas virtudes se elevam perante o cenário de atrofiamento de convicções, de vontades e de acção.

A ser verdade, será que desta vez o Ministério Público se dignará a abrir (e concluir) os inquéritos com vista a apurar a origem de tal prática criminosa?

Para FRENTE com a liberdade de imprensa.

2 comentários:

Anónimo disse...

Desejo-lhe muitos sucessos pela missao e caminho que escolheu... Tambem tenho a lhe dizer que tenha muita coragem porque a verdade ha de triunfar, como diz o velho ditado, que por mais longa que seja a noite havera sempre de amanhecer.

Saudacoes
RR

Anónimo disse...

Infelizmente em Angola os Generais (não todos certamente) bem como a maior parte dos membros do regime, fizeram apenas "cosmética" exterior ao "aceitarem ", por necessidade política o rótulo de Democracia em Angola.No seu âmago continuam a ter a mentalidade típica dos senhores tipicos dos Regimes Únicos.......não mudam!! Não conseguem.... e, na penúmbra corredores do poder em surdina e de conluio, muitos pensam poder manter à força da FORÇA o silêncio sobre os seus desmandos e falta de transparência, abusos de poder ofensas à dignidade do pobre Povo Angolano que só conhece a miséria e a fome.....
Mas não podemnem devem esquecer que se se atrvem a tirar a vida a determinados cidadãos ou seus familiares em "acidentes sem querer", a Comunidade Internacional, a Diáspora Angolana CAEM EM CIMA DO GOVERNO DE ANGOLA ,pois o mundo é agora uma casinha muiuto pequena, onde tudo se sabe!! É bom que esses senhores se compenetrem do poder glogalizado das massas..........da população Mundial cada vez mais eclarecida e participativa...deixem de ser atrasados, e comportarem-se como se estivessem no mato onde ninguém sabe nada.............que triste essa ignorância!!! ofende a dignidade e inteligência dos demais cidadãos angolanos........Livra!!!!

Saudações a este Blog...é preciso!!